Desenvolver e coordenar as actividades que permitam proporcionar à gestão , em tempo útil, os resultados da empresa, por secção, departamento, produto, cliente, área geográfica, permitindo obter informações sobre acções individuais. Os nossos serviços podem ir desde a criação da estrutura mais adequada, à escrituração e lançamento dos movimentos, até à elaboração dos mapas de análise.

Diferencia-se da contabilidade financeira porque se destina essencialmente às pessoas internas à organização; fornece feedback acerca das decisões tomadas pelos gestores e em simultâneo faculta dados que permitam efectuar o controlo da performance operacional; a contabilidade não é regulamentada, ou seja, os sistemas de informação são definidos internamente de forma a satisfazer as necessidades estratégicas e operacionais da organização; é mais subjectiva e sujeita a diferentes interpretações mas é mais relevante para a gestão.

As metodologias a aplicar assentam normalmente na optimização dos softwares já existentes nas empresas permitindo um melhor aproveitamento destes.

 

O nosso processo:

  • Avaliar a rentabilidade
  • Identificar tendências
  • Análise e distribuição de dados sobre o negócio (absorção / contribuição)
  • Monitorizar os Activos

Auditoria

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registos, transacções e operações de uma empresa, efectuada por consultores independentes, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registos e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

A auditoria também identifica deficiências no sistema de controlo interno e no sistema financeiro, apresentando recomendações para melhorá-los. Se procura uma empresa que conduza uma auditoria transparente e rigorosa às contas da sua empresa, a Pedro J. Viana realiza tanto auditorias financeiras como auditorias de cumprimento e operacionais.

No caso da auditoria financeira, há interesse na auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo. O objectivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor avalie se as demonstrações financeiras estão de acordo com os princípios de contabilidade.

A auditoria de cumprimento e a auditoria operacional têm objectivos específicos e podem ou não estar relacionadas com a contabilidade da empresa. Normalmente, a contabilidade é base destes exames, daí a sua importância. A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos procedimentos operacionais de uma entidade.

A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as actividades da entidade estão a cumprir os objectivos estratégicos.

Contabilidade e Gestão

Newsletter

Esteja permanentemente actualizado no panorama fiscal, contabilístico e em outros assuntos do interesse do seu negócio. Inscreva-se gratuitamente!